segunda-feira, 4 de junho de 2007

Processadores: AMD Vs Intel

A AMD estava ganhando a batalha dos processadores de 2 núcleos contra o Pentium D, mas depois do lançamento do Core 2 Duo ela perdeu terreno. A AMD teve que cortar em até 70% os preços de seus processadores, para competir com os processadores da Intel.

Athlon 64 X2

Uma das maiores vantagens do processador Athlon 64 X2, contra os processadores de dois núcleos da rival Intel, é que a ponte norte está embutida dentro do processador. Desta forma, quem controla as memórias e o multiprocessamento é o próprio processador, isso faz que a verdadeira ponte norte da placa mãe seja usada apenas para controlar os HDs, os slots de expansão, entre outras aplicações. Essa tecnologia, já usada no Athlon 64, que fez sucesso contra o Pentium 4, faz com que você gaste menos na compra da placa mãe e não precise troca-la quando for colocar memórias com clock maiores. Apesar de não ter o melhor processador, a AMD possui processadores de 2 núcleos com o melhor Custo/Benefício.

Intel Core 2 Duo

O lançamento do Core 2 marcou uma inflexão na estratégia tecnológica da Intel. O desenho de seus processadores anteriores, o Pentium 4 e o Pentium D, privilegiava a obtenção das maiores freqüências possíveis, mesmo em detrimento da relação desempenho/clock. Com o Core 2, a Intel preferiu investir na melhoria do barramento, do cache e outras que permitissem um aumento de performance sem um grande aumento da freqüência, do consumo elétrico e do calor dissipado. O Core 2 foi lançado com freqüências bem mais baixas (em média) que a linha anterior, mas ainda assim obteve desempenho melhor. O Core 2 Duo tem um TDP (Thermal Design Power) de apenas 65 W, o que representa uma significativa redução de consumo de energia em relação ao seu antecessor, o Pentium D, que tinha um TDP de até 130 W.

Resultado Final

Com melhores performance e menor consumo de energia, os Intel Core 2 Duo são a escolha natural de gamers e hard users, enquanto os processadores Athlon 64 X2 são recomendados para computadores de escritório e gamers com baixos recursos financeiros.